sábado, 12 de maio de 2012

Jogador Número 1 - Ernest Cline

E aqui está mais um livro que li sem vontade. Não me entendam mal, o que quero dizer é que no começo estava sem vontade de ler esse livro (Claro não poderia ser diferente com a perspectiva de a qualquer momento um livro de Cassandra Clare pode chegar na porta de casa) . Mas com o avançar de páginas fui me surpreendendo cada vez mais com a história, os personagens e o mundo que Ernest Cline criou. Sendo sincera logo depois que ele pegou a chave de cobre pensei que seria um livro super previsível. Outro erro cometido por mim. O Jogador Número 1 pode ser tudo, menos previsível, muito pelo contrario, cada página era um nova surpresa. Vocês ,leitores, acho que já devem ter lido algum livro que parece um filme,estou certa? Bom, Jogador número 1 de fato parece um filme, com todo essas coisas futurísticas e sua grande menção aos anos 80. Realmente um livro muito bom e interessante. Quado menos espera lá está você tentando solucionar os enigmas junto com Wade (para mim isso foi inútil, não cheguei nem perto de acertar algum enigma) tentando pensar onde Halliday escondeu a próxima chave e como passar pelo portão. O livro não teve muitas baixas apenas algumas poucas. Como um dos exemplos posso citar a parte que Art3mis dá um fora em Wade nessa parte passou-se quase 3 capítulos só de lamentação (sim, eu sei, isso deixa o livro realista entretanto é muito maçante para os leitores), outra coisa que senti falta foi de mais personagens, tipo assim, a história inteira é centrada em Wade e ele praticamente não se socializa com ninguém apenas no finalzinho que ele repentinamente faz amigos ou seja o livro tem poucos diálogos. Bem, isso não me incomodou muito já que a narração é muito boa e leve, todavia diálogos são sempre bem-vindos.
E eu acho que esta terceira falha seja a pior de todas, faltou grandiosidade no final, literalmente no final. Foi tão repentino que me espantei na página seguinte me deparar com "Agradecimentos" e foi tão... simples tão normal... vou dar um desconto,afinal Cline era roteirista e esse tipo de final é característico de filme. Pois é então essa é minha impressão sobre Jogador Número 1, um ótimo livro que merece ser lido,poderia ter sido melhor, mas isso não o desclassifica!


A história se passa no ano de 2044, neste ano o mundo está muito problemático é todos (sem exceções) fogem da dura realidade para o OASIS um game de realidade virtual com milhões de lugares para se explorar, onde você pode ser quem (ou o que) você quiser com aparência e personalidade que desejar. O criador desse brilhante game, James Halliday, morre deixando escondido em algum do OASIS sua fortuna de 250 milhões de dólares. Wade sonha em resolver os enigmas de Halliday e ganhar o prêmio, para ele era um sonho impossível por causa de sua condição financeira. Até que um dia depois de anos estudando os anos 80 ele é o primeiro usuário do OASIS no mundo inteiro a conseguir a chave de cobre, uma das 3 chaves que levam ao tesouro de Halliday. Com isso conseguiu a fama imediata e com ela os riscos. Uma corrupta agência , a IOI, planeja ganhar a busca e por fim ao OASIS e para isso eles farão de tudo para obter informações, inclusive matar quem estiver no seu caminho. E a busca se inicia.




Nenhum comentário: