sábado, 3 de agosto de 2013

Dezesseis Luas ( filme) :

Não tem quem me faça assistir uma adaptação sem ter lido o livro antes. E por isso mesmo só vim agora assistir um tempão depois de ter saído do cartaz. 

Primeiramente,  que não leu minha resenha do livro ela está aqui. se você não leu minha resenha não se preocupe, dá para entender o que irei falar ;)

Um das coisas que me deixou mais irritada com o livro foi a encheção de linguiça. 
Odeie toda a demora para o tal dia de fato chegar OMG, FALTA SEIS MESES PARA MEU ANIVERSÁRIO! S-O-C-O-R-R-O!!! Eu queria um prazo mais curto. Um mês, uma semana, sei lá! Menos tempo! As páginas pareciam se arrastar só com Lena choramingando. No filme (por motivos óbvios) foram cortadas essas partes, indo direto ao ponto. Cada cena era para mostrar ou algum evento sobrenatural ou uma revelação ou alguma coisa romântica entre Ethan e Lena. Foi um bom efeito, deixava-lhe mais preso ao filme, mas como tudo não são rosas... As minha partes favoritas foram retiradas ou tão mexidas que ficaram sem graça, uma pena, eu sei.   
Posso citar, o momento que Macon foi discutir como povo da cidade para Lena poder voltar a escola ( no livro essa cena foi demais. Macon saiu humilhando a cidade inteira no filme ele apenas ameaçou acabar com alguns prédios), a festa que Ridley fez para Lena ( teria  sido muito legal ver essa parte na tela e nem sequer foi produzida) e a batalha do final.... foi decepcionante. No livro foi a melhor coisa que aconteceu. Uma bela cena com raios, fogo, encantamentos, mortes e um mini apocalipse. No filme foi algo tedioso e apressado, forçado e ainda com o bônus de uma Lena-deusa. Que saco,eu sei.
 Os atores... Eu relação a  aparência não tenho o que reclamar, eles são muito parecidos com a descrição do livro. Menos Amma. Não recordo-me em momento algo ela ter sido descrita com afro-americana/ negra e achei um tanto preconceituoso escolherem um mulher negra para atuar como uma personagem que fala com espíritos e faz pequenos rituais e amuletos. A única personagem que pratica algo semelhante ao nosso conceito de Macumba ser negra é meio racista, admitam. 
Alice Englert ( a atriz que atuou como Lena) fez um ótimo trabalho, melhor do que o necessário, alias. Lena no livro era muito aguada, faltava-lhe atitude, disposição e coragem. No filme era outra pessoa. Sarcástica e com uma atitude cativante, claro Alice Englert não poderia fugir de características marcantes em Lena com seu crescente desespero ao passar dos dias e seu desejo doentio por  ser normal ( que pena...). 
Alden Ehrenreich ( Ethan) também fez um bom trabalho. Deixou Ethan simpático e engraçado o que no livro ele realmente não é ( acreditem). 
Achei que Macon foi interpretado de maneira muito rígida. Ele não era tão chato/ruim no livro, nem tão frio e indiferente. Outra decepção, Macon foi um de meus personagens favoritos. 
Ridley foi apresentada como completamente má, o que no livro está mais que  obvio que ela não é e eu acho muito infantil maldade absoluta e bondade absoluta ambos não existem dentro de um ser humano
Amma no livro é mais engraçada e fácil de simpatizar, no filme ela, assim como Macon, ficou mais no papel de pessoa-obstáculo-entre-os-dois-amantes. 
Link, o desafortunado amigo de Ethan, no livro fiel e engraçado e apaixonado por Ridley no filme serviu apenas como uma peça. 
Alguns personagens foram retirados por não-sei-ainda-o-motivo. Como a bibliotecária e a duas irmãs de Ridley. Para tal acontecer mudaram algumas cenas ( exemplo, o livro das luas ao invés de estar enterrado com Guinevere está na biblioteca dos Conjuradores), acrescentaram/ somaram uma com outra ( a Sra. Lincoln/ Serafina entrega os brownies e tenta invadir a casa de Ethan).  
Ah, e tem mais um detalhe. No filme foi jogada uma camada de poeira na mitologia de Margaret&Kami. Quando no livro somos apresentados a Conjuradores ( luz e trevas) e a uma criatura que é a categoria que Macon se encaixa. No filme nos foi explicada a condição de Macon de forma evasiva, quase sem sentido.  

Em resumo, 
O livro com toda sua tediosidade e com personagens principais tediosos tem seus momentos brilhantes que te faz virar as páginas e outras cenas lindas que talvez apenas sua mente visualize. Uma coisa lenta, chata, quase cansativa, que tem partes bem legais ( as que fora tiradas no filme) e dois momentos de mistério ( o mistério de Guinevere e do " fantasma" da mãe de Ethan, também retirados), fazendo o esforço valer no final das contas. 
O filme é rápido, prático e direto ao ponto, mas talvez todo seu resumo tenha retirado a graça da maior parte da história. 
... E de novo, novamente, mais uma vez... O livro ganha do filme.          

Nenhum comentário: