domingo, 26 de agosto de 2012

O Rei do Ferro - 1º livro de Encantados de Ferro

WOW!!! QUE. LIVRO. FANTÁSTICO. Minha nossa! Ainda estou meio abestalhada por ter sido bombardeada com esse maldito final... Tomara que a Saraiva não demore para me entregar a continuação, A Filha do Ferro. .. (ok, vou começar a resenha propriamente dita, não esquente)
Acho que seria interessante começar dizendo que já li duas séries YA que falavam de fadas (Asas; Glimmer Glass) , e nem uma das duas me agradou. Eu achei que elas eram muito "sem magia" já que falava de fadas. E então eu me deparei com O Rei do Ferro que transborda fantasia  em todas as direções de uma forma que me teletransportou para o Nevernever sem que eu notassem. Num piscar de olhos lá estava eu no  meio da floresta wyldwood fugindo de orcs, noutro comtemplava a beleza das terras da corte Unseelie e depois.... (já parei com o devaneio) Bom, deu para perceber que eu realmente adorei toda magia criada por Julie Kagawa, não deu? 
Trolls, Ogros, Fadas, Pixies, Sátiros (esses e muitos outros) ... Todas essas familiares criaturas reunidas em um único livro eu me senti muito bem ao reencontrar-los vivendo quase pacificamente no Nevernever. Eu sem saber li um livro que estava precisando ler. O Rei do Ferro  reacendeu minha flama interna de fantasia, que faz tempo que fica repousando quieta dentro de mim (  eu  adorei senti-la pulsando enquanto em me afundava cada vez mais no livro)...
E, ah, céus! Quase ia esquecendo de comentar a maravilhosa escrita de Julia Kagawa. 
Eu me sentia no Nevernever, sentia os cheiro do lugar, via suas cores... Chorei quando... quando aconteceu algo realmente deplorável... é vivi, realmente, vivi através das páginas. (Algo indescritível que sei que só leitores entendem... Mas admitam, não é maravilhoso ler um livro assim?)
Meghan, nossa protagonista-narradora, é ótima. Determinada e leal... Gostei dela, foi agradável ver o Nevernever por seus olhos. 
Ash, o príncipe com coração de gelo...  A única coisa que vou dizer é que é impossível não ficar encantada por ele. Apesar  que... Não. Não vou dar spoliers. 
Grimalkin e seus comentários são muito engraçados. Não me lembro de ter gostado tanto de um animal como personagem.
 Ash e Meghan... o que posso dizer sobre eles? Em algumas partes só faltava Ash falar "Eu gosto de você, mas ainda somos inimigos, viu ?"  
E... Sim, Julie Kagawa e muito imprevisível, fiquei o livro todinho tentado adivinhar alguma coisa e não acertei nada. Nem uma teoriazinha.
   Emfim, O Rei de Ferro é um  Must Read para todos, literalmente todos os leitores (principalmente para você que leem meu blog ;)


Meghan Chase era (aparentemente) uma garota normal que tinha como amigo desde sempre Robbin. Seu aniversário de 16 anos deveria ter sido só mais um dia normal em sua vida. Mas as coisas não foram exatamente assim. Ela descobre que seu melhor amigo é na verdade um elfo e que seu irmão, Ethan foi raptado por encantados, e a única forma de traze-lo de volta é indo para o mundo das fadas, o Nevernever. Enquanto Meghan e Robbin se aprofundam na busca por Ethan eles descobrem que o Nevernever corre risco de extinção e o único jeito de acabar com isso é indo até o fim da busca, que se revela mais perigosa do que eles esperavam. Juntam-se a eles Grimalkin, um gato interesseiro , e Ash, o príncipe da conte Unseelie. Meghan sabe que toda ajuda será pouca... mas se apaixonar por Ash, talvez realmente não ajude na missão...



Nenhum comentário: