quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A filha do Apanhador de Demônios - 1º de série A Filha do Apanhador de Demônios

Comprei esse livro porque... Bom, porque eu não consigo ler\ ver a palavra demônio sem me lembrar dos meus queridos Shadowhunters e , céus, eu estava e ainda estou! com muita saudade deles, então assim que vi A Filha do Apanhador de Demônios, pensei, Ah! Talvez esse livro  amenize a saudade. 
Quando iniciei minha leitura, não vou negar, esperava algo fraquinho que fosse uma imitação de Cidade dos Ossos. 
Wow, eu estava enganada, hein?
Para começo de conversa o nome Apanhador é perfeito para definir o pessoal da associação de caçadores de Atlanta. Por que? Pelo fato deles simplesmente capturarem os demônios, não mata-los. E isso me lembrou As Aventuras do Caça-feitiço, outra série que ,se vocês não sabem, eu adoro. 
Se bem que diferente das duas outras séries que citei  A Filha do Apanhador de Demônios faz bem mais menção á Igreja e a Deus. Logo no começo já achei inovadoras as ferramentas de trabalho de um apanhador e no momento que Jana Oliver vou abrindo mais sobre seu mundo sua própria originalidade me convenceu. Nesse meio tempo somos apresentados a personagens extremamente realistas e cativantes. Riley, é forte, divertida, tem medos realísticos ,mas não é nem um pouquinho covarde, poucas páginas depois do inicio me simpatizei com ela. Beck é meu personagem masculino favorito! Ele meio bad-boy, mas no fundo é sensível e aparenta gostar muito Riley e do  pai dela , Paul. Também temos vários personagens secundários que aparecem vez por outra e já mostram personalidade com, Carmela, Simir e Harrison. 
Agora um personagem que eu odiei de verdade e é principal foi o tal do Simon. Urgh, o cara é irritantemente bonzinho demais, educado demais, perfeitinho demais e é um religioso doente ( minha corrente de pensamento é, todo extremista é burro). Sem falar que para mim ele é a cara daqueles padres medievais ( não fez o que igreja manda?! não pagou a indulgência?! está falando falando heresias?! Queime no fogo do inferno sua besta!!!) Pois é ele parece ser extremista a esse ponto. 
Outra boa surpresa foi saber que  ocorrerá, pelo que o final indica, um tipo de batalha do Apocalipse, Anjos vs Demônios... Sim, anjos também estão presentes, apesar de só aparecerem de fato no final. 
A escrita de Jana Oliver é muito boa, daquele jeito que descreve o que tem que ser descrito sempre com um toque de humor... Ah, e aliás o livro é narrado em terceira pessoa, alternando o ponto de vista de Riley e o de Beck. Os diálogos são bem escritos e quase informais.
O cenário em que se passa a história é Atlanta em 2018, a cidade passou por uma crise miserável que deixou 90% da população pobre, e por algum motivo os demônios resolveram concentrar suas forças nessa cidade especifica. 
Fora os anjos e demônios, também surgem bruxas e necromantes, apesar de não terem tantas participação creio que no próximo volume sua participação será dobrado ( ao menos eu espero que sim). 
Jana Oliver fez livro repleto de intrigas e suspense. Em cada  instante surge um  possível problema  que precisa ser resolvido, e sem soluções aparentes. Em cada página salta um outro demônio. O que faz o livro inteiro passar muito rápido, do principio ao fim.
Como vocês devem ter percebido eu gostei muito do livro só tem um pequeno porém que me irritou um pouquinho.
Apesar das ações de Riley terem razões para tal, o livro não tem um objetivo, uma mete que falta ser atingida, entendem? Depois que Paul morreu o livro só vai mostrando Riley que apesar de tudo continua vivendo até que perto do final surge um objetivo. 
Fora esse pequeno detalhe e aquele coisa horrível do Simon o livro é ótimo e vale super apena conferir ele antes das férias terminarem.

Riley Blackthorn tentava levar uma vida normal... Tão normal quanto uma garota de 17 anos que caça demônios pode levar. Numa caçada um demônio de nível 5 ( um dos mais poderosos) ataca Riley que por muito sorte escapou quase sem danos. 
Alguns dias mais tarde quando seu pai, Paul Blackthorn vai caçar um demônio de nível 3 com seu aprendiz, Denver Beck, as coisas começam a desmoronar. 
As forças infernais estão se juntando. Alguém está passando a perna na Igreja contrabandeando demônios e falsificando água benta. De alguma forma esses acontecimentos que passaram a ocorrer subitamente estão todos interligados... e Riley está envolvida. Mas, por que? Por que ela a única garota caçadora no meio de tantas outras pessoas mais experientes está envolvida? Só Deus sabe...


*************** ************************** ************************* ********************* ***********

A saga A filha do apanhador de demônios ( ou no original, Demon Trapper's Daughter) possui 4 livros. O segundo volume, Soul Thief, não possui previsão de lançamento para o Brasil ( apesar que os 4 volumes você encontra com facilidade em inglês). Aqui deixo vocês com a capa de Soul Thief:







      

Nenhum comentário: