domingo, 7 de abril de 2013

Clockwork Princess - 3º volume da Trilogia Infernal Devices

Clockwork Princess é um furação de emoções. 
Eu acabei de ler o livro ontem e ainda estou me esforçando para encontrar as palavras certas para falar sobre ele. 
Cassie se superou de novo... Eu nunca imaginei que o livro fosse ter essa mega carga de emoções. 
"Como assim?" Vocês me perguntam " Você sempre não disse que sentia até demais com os livros de Cassandra?" 
E verdade, mas Clockwork Princess foi muito mais forte do que eu se quer já senti em qualquer livro que já li. 
Há muitas coisas acontecendo. 
Há muita intriga, traição, angústia, crueldade... Cassandra nos mostra as diferentes formas do amor e os sacrifícios que são feitos em nome dele e até que ponto as pessoas estão prontas para ir. 
Vimos que, as vezes, num momento de dificuldade as pessoas que nós mais contamos nos viram as costas e que a ajuda vem de lugares inesperados. 
Percebemos como o tempo não tem piedade de ninguém e como a vida de um imortal é cruel. Como é inútil viver a vida sem vive-la... 
Novamente, eu não encontrarei palavras suficientes para descrever o efeito de Clockwork Princess em mim. 
O livro começa chegando de mansinho perto de você, e antes que qualquer um se dê conta já está fazendo sua alma sangrar... Eu falando assim parece que Clockwork Princess foi do começo ao fim, completa e inteiramente dark, não? 
Apesar de tudo, Cassandra ainda conseguiu colocar entre essa coisas um toque de humor tão agradável e suave para balancear o clima que em uma hora seu coração estava acelerado com a tensão e no outro você estava rindo até ficar sem folego. E olhem que eu não estou falando nem daqueles momentos que acontecem tantas coisas inadequadas que você não consegue evitar o riso. 
Neste último volume conhecemos a irmã mais nova de Will, Cecily, que apareceu no Instituto bem no final de Clockwork Prince e também conhecemos novas faces de antigos personagens. 
Eu gostei muito de Cecily, ela tem uma língua afiada, sabe bem o que quer e é uma ótima Shadowhunter. Na verdade eu passei a me importar muito com todos os personagens com exceção daquele infeliz do Jem apesar de eu saber que por ser o último livro Cassie podia matar qualquer um deles. Charlotte que eu já gostava agora ganhou totalmente meu respeito por demonstrar como ela é de fato uma líder competente e como ela faria qualquer coisa por aqueles que ela ama, Sophie mostrou ser muito inteligente e  determinada--- Agora, quem  me surpreendeu muito foi Gabriel. Vocês devem se lembrar que eu não o suportava. Depois de ler Clockwork Princess? Gabriel virou um dos meus personagens favoritos de toda série. Ele é meio explosivo e por vezes tem aquele ar de eu sei de tudo e vou colocar vocês no meu bolso mas no fundo ele é inseguro e se pergunta o que os outros acham dele. Até mesmo Will que eu achava que o conhecia bem mostrou sua personalidade verdadeira, vocês sabem sem nenhuma máscara. E, wow, se antes eu gostava muito de Will agora o amo. Ele está--- não. Não vou dizer. Vocês vão ter que ler para ver. 
E claro temos o romance. Não só o lendário triângulo amoroso resolvido, que a única coisa que posso dizer é que me deixou muito feliz e muito triste ao mesmo tempo, como também temos Gideon & Sophie que todo mundo tem que admitir que são super cute, Henry & Charlotte que os acho engraçados (Charlotte mandona com os pés no chão e Henry todo fantasioso) e o casal que o considero o segundo mais importante....
Gabriel & Cecily. Eles tem uma química que você percebe mesmo antes deles. 
Lindo. O romance desse livro é lindo. E, como eu já disse, não só dos principais, entretanto todo mundo quer mesmo saber o que vai ser de Will\Tessa\Jem, certo? 
Obviamente eu não direi spolier nem um, a única coisa que eu de fato posso garantir é que terá boas cenas para os dois lados do time. 
E além da intriga, do suspense e do tudo mais que eu falei no começo outra coisa que não falta e momento algum do livro é uma boa luta. No segundo capítulo em diante não para mais. É laminas serafins para um lado, flechas para o outro; sangue para um lado, ichor e óleo para outro...
Agora. Todos. Atentai bem, o Epílogo é lindo, e vai quebrar seu coração. Em milhares e milhares de pedacinhos. E difícil de comentar sem de fato dar spoliers gravíssimos, por tanto vou tentar descrever o que senti. Foi uma saudade agravante, uma tristeza abrasadora e o maior e mais profundo sentimento de injustiça que eu já senti em toda minha vida que destruíram meu coração em um único golpe. 
Parabéns Cassandra Clare. Você me deixou meia para baixo pelo resto da semana. 
E fiquei absurdamente feliz em saber que todo mundo  que está lendo está ficando neste estado. 
Clockwork Princess foi um livro eletrizante do começar ao fim, com uma boa dose de drama, romance e batalhas  que apesar de começar quase inocente no final lhe muda por completo....   
Então? O que vocês estão esperando? Comprem seu exemplar, arrumem um lugar bem confortável e comecem a ler Clockwork Princess...Ah! E não esqueçam os lenços.
 Porque vocês vão chorar, e muito.  



Tudo começou como um esquema do mal cuidadosamente planejado... 
Tessa deveria estar ansiosa para seu casamento. Mas, como ela poderia? 
A cada dia que passa ela não pode mais negar o que sente por Will, a cada dia Jem está mais perto de morrer... E por alguma razão Mortmain resolveu deixa-los em paz. 
Mais não por muito tempo.
Com a chegada inesperada de Gabriel Lightwood no Instituto as coisas mudam drasticamente. Ele estava ali porque seu pai, Benedict Lightwood, havia chegado ao último estagio do Demon Pox, se transformando em um demônio. 
Quando todos vão tentar deter a besta, a doença de Jem piora e o fato de Charlotte não ter avisado o Consul de sua saída, ele virou a Enclave contra ela. 
Mortmain ,adivinhando o tempo, manda suas mais novas criações para o para o Instituto. 
Agora numa corrida contra o tempo, Tessa terá que fazer uma escolha que mudará o destino de todos. Salvar o mundo ou seus amigos? 

2 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Eu sempre digo que tenho que ler essa autora, mas nunca começo... tenho que repara logo isso, pq cada resenha que eu leio, mas ansiosa eu fico.... tenho q comprar logo esses livros neh? =D
AMei a empolgação e a aresenha!

Carol Gama disse...

Obrigada, Kézia! Sim, você devia mesmo começar a ler os livros de Tia Cassie.