domingo, 18 de novembro de 2012

Defiance - 1º de Courier's Daughter

 Ha, e pensar que quase não o lia...
Eu comprei Defiance porque simplesmente adorei a sinopse ( e para deixar de ser hipócrita 
também adorei  a capa), mas por alguma razão eu não estava no presente momento com muita vontade de lê-lo. 
Lá estava eu no Epic Readers ( site da Haper Teen, editora americana) quando resolvo fazer  o quiz " O que eu devo ler eu seguida?- Graceling" como eu amei Graceling não pude deixar de conferir. E para minha surpresa, que livro eu tenho como resultado? Defiance. 
Isso por si só já me deixou curiosa para iniciar a leitura, entretanto estaria mentindo se dissesse que essa foi a principal motivação.
Após fazer o quiz fui circular para ver os elogios do Defiance na Amazon. Foi quando eu vi.

Spellbinding, romantic, and impossible to put down" ( Julie Kagawa) 
[" Fascinante, romântico e impossível de largar"]

Eu saltei da cadeira na mesma hora e falei para as paredes pasma.  " JULIE KAGAWA?!"
Quase esqueci de desligar meu computador antes de sair correndo para ler. 
E a partir de anteontem não larguei mas Defiance, exatamente do jeito que Tia Julie disse.
Ainda estou pasma, só que agora é com o livro.
Para começo de conversa devo dizer que sempre gostei muito de estudar história em especial a Idade Média. 
E em que tempo se passa Defiance? 
Idade Média. Com uma fantástica diferença de outros, C.J. Redwine fez uma Idade Média high-tech. Wow, pense numa coisa que se pode chamar de INOVAÇÃO. Uma Idade Média com mascaras de visão noturna, localizadores, chuveiros, vagões... Me pergunto onde nós estaríamos hoje se na Idade Média estivéssemos assim.
 Algo que todo mundo sabe que lhe faz por vezes amar por outras odiar uma determinada história são os personagens, estou certa? 
Não sei quanto a vocês, mas EU odeio personagens que sejam fracas e com medo de matar. 
Em Defiance nos encontramos logo de cara com Rachel Adams, que tenho orgulho em dizer que ela foi uma das melhores protagonista que já tive o prazer de ler *{ futuramente, creio que farei uma lista das melhores protagonista}*  . Rachel é forte, independente e não pensa 2 vezes antes de esfaquear alguém. É impossível não simpatizar com ela. E também temos Logan a melhor raça de nerd que existe! , outro que você simpatiza desde a primeira página. 
Oh, e aliás, o livro é narrado sob dois pontos de vista o de Rachel e Logan. Até hoje li poucos livros que apresentam pontos de vista de 2 personagens [ Para mim até agora só foi As Crônicas dos Kane e Legend] e sempre acho maravilhoso quando os escritores fazem isso. Já vi que alguns acham confuso, todavia para mim tudo em Defiance fluiu tão naturalmente, tão bem, que eu virava as páginas sem mal olhar para os RACHEL e LOGAN que apareciam no começo dos capítulos e não me atrapalhei acerca de qual personagem estava narrando nem uma vez se quer.
O ritmo da história é frenético dá para enlouquecer um. Do começo ao fim tem coisas acontecendo. São morte, lutas, mistérios, romance e como eu quase esqueci de comentar ainda tem um pouco de fantasia. Os Cursed Ones. É, eles são umas bestas subterrâneas imensas que cospem fogo  que faz todo mundo só de pensar tremer. 
Sobre o romance... Adorei ver Rachel & Logan juntos. Sabe aquele casal que você fica torcendo loucamente para que fiquem juntos? Aquele que a cada quase beijo você tem um ataque? Pronto esse é um deles. 
Defiance é uma daqueles livro que te deixa quebrando sua cabeça para saber o que vai acontecer, porque aconteceu, e quem fez isso, eu não consegui parar a leitura antes do fim.
E quando o terminei fiquei por um tempo olhando para as páginas em branco me perguntando o que essa branquidão estava fazendo ali. Segundos mais tarde percebi frustada que o fim havia chegado e dessa vez nem sequer uma previsão para o lançamento do próximo, nem título, nem capa. O que não é tão chocante levando em conta que Defiance lançou dia 06 de Setembro desse ano.
Odiei o Commander, ele é de fato... ruim. O que quase torna Defiance uma distopia. Claro ele não tem todas aquelas características que um livro distópico tem, mas o governo super autoritário que faz um monte de desgraça em nome do " bem comum" e que no final das contas não é tão bonzinho como se diz ser. 
Defiance é aquele livro intenso que você mergulha de cabeça na história. Vê o mundo ao seu redor de forma tão palpável que por alguns momentos você se esquece que é um livro. Você vibra e chora com os personagens, ri de alívio ou histeria e simplesmente não consegue - não quer- parar. Eu vivi por 2 dias num lugar extremamente interessante, Balbodeen. Seu líder era um tirano que se dizia capaz de espantar os Cursed Ones que habitavam o subterrâneo do  lado de fora das muralhas da cidade. Por kilometros a fio por fora da muralha temos uma especie de floresta com restos do mundo antes dos monstros, a Wasteland. E minha grande amiga Rachel tinha forte convicção que seu pai, Jared, apesar de não ter retornado estava vivo em algum lugar lá fora, guardando com ele algum item muito importante que fez todas as cidades-estado procurarem incansavelmente por Jared...
Ai,  foi mal, me empolguei um pouco. Mas, gente é sério vocês precisam ler esse livro.
Um dos melhores que já li esse ano, indubitavelmente. 

Como comecei a explicar lá em cima a história começa quando todas achavam que o pai de Rachel estava morto, apesar dela, de alguma forma sentir o contrario. No testamento de Jared ele pedia que seu aprendiz, Logan McEnteri fosse o protetor de Rachel... Só que Logan também era o cara que há 2 anos recusara o amor de Rachel.
Mas quando mais sinais surgem indicando que Jared estava vivo em algum da Wasteland com um objeto misterioso que muitos matariam para obtê-lo. 
Rachel e Logan ( apesar de tudo) elaboram um plano para escapar de Balbodeen, só que o Commander não está disposto a deixa-los ir. Nem que para isso ele tenha que matar muitos.



   

Nenhum comentário: