sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Trocada - 1º de Trylle

{ Ok, primeiramente... desculpa. Estava viajando e o bendito hotel não tinha internet.}



Que.Surpresa. 
Imaginem algo assim,
uma nova raça de sobrenaturais que nem um escritor tinha explorado antes, uma sociedade cruel, romance proibido, uma escrita que bem fluida que te deixa grudado livro e de quebra ainda adicione uma protagonista que seja fácil de simpatizar. 
Pois é Trocada tem todos esses elementos e o que mais me chocou foi o fato de eu quase não tê-lo comprado. Se bem que a culpa foi da sinopse. Estava no dia procurando um livro de fantasia YA quando me deparei com Trocada. Ao ler a sinopse pensei, " Ah, tá romance paranormal. Posso ler mais tarde". Ainda bem que algumas resenhas da Amazon me fizeram mudar de ideia. 
Amanda Hocking escreve num ritmo super rápido que deixa ,ao longo de toda trama, os leitores preso e envolvidos em sua cativante história, que não faz você parar. E isso não implica dizer apenas ação. Tem muita coisa acontecendo e eu fiquei de fato curiosa para saber o que raios iria acontecer com Wendy. Que ,como já comentei, simpatizei com ela, mas claro, como toda  personagem de YA tem que ter um ou outro parafuso frouxo ( nada preocupante... acho que vocês entendem o que estou dizendo, não é?).
Agora achei o máximo os  trylle ou trolls se vocês preferirem. Tá, a Amanda mudou radicalmente meu conceito de trolls. Tenho certeza que antes de que vocês, assim como eu antes de ler o livro, assim que ouviam o nome trolls lhe viam logo a cabeça aquelas coisas verdades monstruosas desmioladas, certo? Hahaha nada a ver. só não comento mais coisas para não tirar a graça. ( O que os spoliers não fazem...)
Outra coisa que é no mais tardar chocante é a frieza-calculista dos trylle.

'“Quando eu era um bebê, você me deu para ser criada por estranhos a fim de ter uma boa educação, uma boa infância, e eu pudesse te trazer dinheiro. É isso mesmo?”   

É. É isso mesmo. Exatamente isso. E como se não bastasse o povo deixou que o sistema das classes subisse demais á cabeça, juntamente com o de linhagem (não, posso deixar de acrescentar). 
Não posso deixar de sentir pena de Wendy. 2 mães igualmente terríveis e sem nem uma gota de compaixão. Tá, com isso ela quase não precisa de mais inimigos. Quase.
Finn e Wendy... Ah. A única coisa que posso dizer é Oh.My.God. Adorei eles. Cada cena deles me deixava  meio que agoniada para que acontecesse algo definitivo logo .
... Oh, e claro, claro, os personagens de Amanda são bem agradáveis em sua maioria (com exceção de Elora, o Chanceler e os Vittra), não só Wendy e Finn como também Rhys e Willa e Tove e... bom, e esse pessoal todo. 
Algo que achei bastante interessante sobre a escrita de Amanda foi que ela é daquele tipo que é rápida e fluida, que vai sempre direto ao ponto e lhe explica sempre o necessário (incluo descrições nesse pacote) fazendo toda a trama da história ser bem rápida...
Faz muito tempo que não leio um livro com a escrita assim... simplista. 
No livro só duas coisas me incomodaram. 
Primeiro, eu esperava mais magia, só apareceu mesmo numa cenazinha do final e pouco... Espero que tenha bem mais dessa magia dos Trylle no segundo.
E outro detalhe e que você no final meio que fica uma sensação que pouca coisa aconteceu. Não que a história foi curta, estou dizendo que poucas coisas aconteceram mesmo.
Mas, o livro é muito bom mesmo, vale a pena conferir. Não é um favorito. Um livro muito legal pra você passar o tempo? Sim. 
Ah! E claro, antes que alguém me pergunte onde comprei vou logo dizer que comprei o livro em Portugal. Depois de uns 3 o foram 4 capítulos me acostumando com as diferenças da gramática deles e umas palavras meia esquisitas que apenas o contexto me fizeram entender o que significa não tive nem um problema em ler o livro. Então para o pessoal aí que não quer encarar um livro em inglês... O português de lá não é nenhuma hidra, posso lhes garantir. 


Wendy Everly morava com seu irmão, Matt e com sua tia Maggie. Bom, desde que quando sua mãe tentou lhe matar no seu aniversário de seis anos sob a alegação que ela não era sua filha. 11 anos mais tarde quando Finn Holmes (um localizador) apareceu em sua vida ela percebe que sua mãe estava certa. Wendy é uma substituta uma criança que foi deixada no lugar de outra e agora esta na hora dela voltar para casa, o reino de Förening. 
Mas ao chegar lá Wendy percebe que as coisas não são só flores. Ela é a herdeira do trono e os Vittra os trylle rivais farão qualquer coisa para por as mãos nela e nos seus poderes que estão começando a surgir. 


                                                    ************************

E por fim deixo vocês com a capa de Torn.







Nenhum comentário: